Jornalista Registrado N°0001388/MA

Amapá do Maranhão discute manejo de açaizais nativos em Dia de Campo

Amapá do Maranhão discute manejo de açaizais nativos em Dia de Campo

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com o Governo do Maranhão, as prefeituras de Amapá do Maranhão, Carutapera, Luís Domingues, Godofredo Viana, Cândido Mendes e Boa Vista do Gurupi, BNDES, Projeto Integrado da Amazônia, AGERP, Iterma, SAF e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Governo Federal realizou um Dia de Campo na zona rural de Amapá do Maranhão para mostrar à comunidade a importância do manejo de açaizais nativos.

O evento foi realizado na manhã desta quinta-feira (13), em um campo experimental preparado há cerca de um ano.

Equipes das Embrapas do Maranhão, Piauí, Pará e Macapá apresentaram técnicas de manejo que buscam aumentar a população de açaizeiros que ocorrem naturalmente na floresta de várzea garantido mais alimento e renda às famílias ribeirinhas.

A prefeita de Amapá do Maranhão, Tati do Ademar, acompanhou a comitiva e disse que o Dia de Campo mostrou a todos que é possível, inclusive, dobrar a produtividade com custo zero em infraestrutura. “Tudo que vem para somar com o crescimento e desenvolvimento de nosso município e a consequente melhoria do bem-estar da nossa população é recebido de braços abertos por todos nós. Este projeto, certamente, vai contribuir para o aumento da renda das famílias amapaenses”, enfatizou a prefeita.

O evento foi dividido em três estações e representantes dos 6 municípios participantes do Dia de Campo, além de empresários de fora que pretendem investir no município, acompanharam cada uma das etapas. A Estação I tratou de limpeza, inventário e densidade de açaizais e outras plantas. A Estação II ficou com instruções sobre manejo das touceiras e plantio de mudas de açaí para produção de frutos. Na Estação III o grupo recebeu informações sobre novos cultivos de açaí para produção de frutos.

Para o secretário municipal de Agricultura, João Baiense, o evento foi um grande sucesso. “Todos saíram satisfeitos e não vamos parar por aqui, daremos continuidade a esse projeto. Agradeço ao apoio irrestrito da prefeita Tati do Ademar que muito tem contribuído para o desenvolvimento da agricultura em Amapá do Maranhão.”

Confira mais fotos.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu