Ministério da Saúde garante programas de saúde para Presidente Juscelino

Ministério da Saúde garante programas de saúde para Presidente Juscelino

A Prefeitura de Presidente Juscelino foi contemplada pelo Ministério da Saúde com importante reforço para a saúde geral e bucal dos juscelinenses. O município foi credenciados com mais uma equipe de Estratégia Saúde da Família (ESF) e uma de Saúde Bucal. O prefeito Dr. Pedro Paulo recebeu com satisfação a conquista, resultado dos esforços da gestão para garantir cada vez mais serviços de saúde à população.

Para o prefeito Dr. Pedro Paulo, a aprovação do Ministério da Saúde é uma grande conquista. “Ficamos satisfeitos com o credenciamento e mais ainda, por termos a chance de levar esse serviço aos juscelinenses. Sendo médico, sei da importância de cuidar da saúde, em todos os sentidos. Tanto da saúde em geral e também, da saúde bucal, que é muito importante”, destacou.

O programa de saúde bucal está divulgado no Diário Oficial da União, na Portaria nº 46, de 20 de julho, de 2021. O documento credencia municípios a receberem incentivos financeiros de custeio referentes às equipes de Saúde Bucal. Já o programa da Estratégia de Saúde da Família (ESF), consta da Portaria nº 45, de 20 de julho de 2021, que credencia municípios e Distrito Federal a receberem a transferência dos incentivos financeiros federais de custeio para implantação das equipes de ESF.

Para que o Ministério da Saúde contemple as cidades com estes programas de saúde, são necessários alguns critérios. O município precisa ter referência e contrarreferência dos usuários; apoio ao diagnóstico laboratorial e de imagem (raios X e ultrassom); assistência farmacêutica; e proposta de gerenciamento do trabalho. A cidade de Presidente Juscelino estava adequada aos critérios e teve o credenciamento para os serviços.

Em Presidente Juscelino, o objetivo da implantação do serviço é aumentar a cobertura por ESFs no município, garantindo o exercício do acompanhamento da saúde das famílias, nas residências das áreas de referência que estavam sem cobertura por esses profissionais. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem como propósito contribuir na organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e na municipalização da integralidade e participação da comunidade.