Prefeitura de Boa Vista do Gurupi firma parceria com IFMA para oferta de cursos técnicos

Prefeitura de Boa Vista do Gurupi firma parceria com IFMA para oferta de cursos técnicos

Estímulo à educação, a Prefeitura de Boa Vista do Gurupi firmou importante parceria com o Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O campus que será implantado na cidade vai oferecer 100 vagas em cursos técnicos, primeiramente na área da agropecuária. Em evento no auditório da Câmara de Vereadores, a prefeita Dilcilene Oliveira, acompanhada do ex-prefeito Valmir Oliveira, vice-prefeito Marquinhos da Pesca,  secretários municipais, vereadores, professores, Pais e estudantes e gestores do IFMA, debateram a implantação da unidade e os cursos a serem oferecidos.

A prefeita de Boa Vista do Gurupi, Dilcilene Oliveira, mostrou a satisfação com a conquista. “Fico muito emocionada por termos conseguido essa conquista para Boa Vista do Gurupi. Também tenho filhos que estudam fora da cidade e sei como é doído. Para mim, essa parceria é um grande presente e agradeço todos do IFMA. É uma parceria que dará certo e é apenas o começo. Aos jovens, que será uma grande oportunidade e na minha gestão, farei tudo para garantir o melhor ensino”, afirmou. A implantação do IFMA também vai impulsionar a economia local, possibilitando a contratação de mão-de-obra e aquisição de materiais no comércio da região.

O município vai garantir as equipes de professores, monitores e demais profissionais para gerência e oferta dos cursos no campus do IFMA. O prédio conta com salas de aula, laboratório de informática, coordenação, demais laboratórios, sala de professores, banheiros, rede de internet e outros. A parceria inclui ainda os produtores da região, que vão somar com suas experiências na produção das diversas culturas e garantir um melhor conhecimento e aprendizado aos futuros técnicos agrícolas. O curso técnico em agropecuária terá disciplinas teóricas e práticas.

Para a secretária de Educação (Semed), Angela Patrícia, frisou a alegria da parceria. “Ficamos muito felizes com a visita dos representantes do IFMA em nossa cidade e sabemos o quanto é difícil vermos nossos jovens querendo uma profissão e poder orgulhar suas famílias. Estamos aqui à disposição e com apoio de nossa prefeita Dilcilene Oliveira, fazer tudo que for melhor para a educação em Boa Vista do Gurupi”, enfatizou a titular da Semed.

O diretor  do IFMA, campus Maracanã-São Luís, Jeovani Machado Rodrigues destacou “a satisfação grande de estar no município e saber que todos aqui farão o melhor para que seja prestado o melhor ensino para todos da cidade e região. Sabemos das dificuldades de alguns jovens, terem que sair de suas casas para estudar em outra cidade e agora, com essa oportunidade que o IFMA irá garantir, os jovens desta cidade se formarão no seu local de moradia e poderão melhorar as condições de sua cidade e de sua população com o que aprenderem no instituto”. O reitor destacou ainda que a implantação do IFMA é uma oportunidade para o filho do produtor e o futuro da agricultura da cidade.

O professor do IFMA, Júlio Garcia Neto, avaliou a importância da unidade. “Tudo que tenho na minha carreira profissional, devo ao instituto, que foi um diferencial na minha formação e sei da importância dessa unidade para os estudantes do município de Boa Vista do Gurupi. Eu destaco como uma conquista, trazer esse curso para cá. É uma oportunidade ímpar, um sonho realizado para todos que terão a chance de estudar aqui nessa unidade”, frisou o professor.

A secretária municipal de Agricultura, Luciléia Silva também participou do evento e parabenizou a iniciativa. “Vim de um povoado e consegui me formar e vejo a importância desta unidade para o município. A necessidade de buscarmos técnicos e pessoas capacitadas para o manejo da terra e além disso, o oferecimento de técnicos para capacitarem nossos produtores. Com o IFMA, será oportunizada a capacitação e poderemos ter técnicos da nossa própria cidade”, pontuou.