Presidente Juscelino : CMAS em parceira com a Prefeitura por meio da SEMAS, Realizam a IX Conferência Municipal de Assistência Social

Presidente Juscelino : CMAS em parceira com a Prefeitura por meio da SEMAS, Realizam a IX Conferência Municipal de Assistência Social

Avaliar a política de assistência social e definir as diretrizes para aprimorar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) com fins a consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais. Esse foi o objetivo da IX Conferência Municipal de Assistência Social, promovida pelo Conselho Municipal de Assistência Social-CMAS em parceria com a Prefeitura de Presidente Juscelino através da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). A conferência ocorreu nesta  sexta-feira (17), no templo da Igreja Assembleia de Deus.

A conferência teve como tema: ‘Assistência Social: Direito do povo e dever do Estado,’ com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social’. O prefeito dr. Pedro Paulo esteve presente e destaca a importância do evento. “Foi um momento de debater, conhecer e definir prioridades das políticas públicas nesta área. Na conferência foram trabalhados eixos temáticos, todos relacionados aos interesses da Assistência Social. Um momento enriquecedor para os serviços assistenciais do nosso município”, frisou o dr. Pedro Paulo.

A primeira-dama, Thamiris Rabelo, que responde pela Secretaria Municipal de Educação e na oportunidade, representou todo o secretariado municipal. “A conferência foi, sem dúvidas, uma ocasião em que todos os segmentos de referência puderam se colocar, ter vez e voz. Com estas sugestões e discussões que tivemos aqui, vamos poder planejar melhor a Assistência Social do município e fazê-la chegar, mais facilmente aos que mais precisam”, destacou.

A titular da Semas, Lidimar Baima Alves destacou o momento. “Nosso objetivo é promover debates em grupos temáticos sobre os direitos do povo e os deveres da gestão, para o adequado enfrentamento das desigualdades e pela garantia de proteção social”, disse. Para Ana Karoliba Arruda, palestrante do evento, “a conferência une as ideias e auxilia na definição do poder público sobre as prioridades da população, sendo, sem dúvidas, um debate sempre importante”.

O evento  contou  com a participação dos sujeitos envolvidos na política da assistência social – usuários, representantes de usuários ou de organizações de usuários, entidades e organizações de assistência social e trabalhadores do setor – além de interessados nas questões relativas a essa política.

As propostas colocadas no evento, serão transformadas em soluções e passam a ser prioridade para as ações desenvolvidas pela gestão municipal. Na ocasião da conferência, foram eleitos, de forma democrática, os representantes que vão participar da Conferência Estadual. Estes representantes são usuários, trabalhadores e poder público.

A IX Conferência Municipal de Assistência Social contou com apresentação das crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); e apresentação cultural na Praça Água Vermelha, da dança quilombola Filhos da África, do povoado Juçaral.

Presenças da presidente da Câmara de Vereadores, Sílvia de Zé Aleijado e a vereadora Mara; representantes do Conselho Municipal de Educação, CMDCA Fundeb, Sismurb, Clube de Mães, da Igreja Católica, sociedade civil, grupos de idosos.