São João do Caru- Prefeitura segue protocolo de uso da cloroquina e capacita profissionais da saúde no combate à Covid-19

São João do Caru- Prefeitura segue protocolo de uso da cloroquina e capacita profissionais da saúde no combate à Covid-19

No município de São joão do Caru, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) vai além da estruturação e aparelhamento das unidades de saúde e investe na capacitação continuada dos profissionais com foco na prevenção e no tratamento de pacientes com Covid-19.

Há muitas pesquisas científicas em andamento por todo o mundo que objetivam a descoberta da cura ou a produção de medicamentos para tratamento eficaz da doença, além de obter mais informações acerca do vírus e suas consequências no organismo humano.

Um novo encontro realizado na Câmara de Vereadores nos dias 26 e 27 últimos reuniu gestores e profissionais da saúde de São João do Caru para debater as novidades e os protocolos sobre o tema.

Para a assessora da SEMUS e palestrante do evento, Adriana Sousa, difundir informações atualizadas para os profissionais que estão na linha de frente é essencial, como também é necessário que essa atualização seja feita com a própria comunidade. Manter a população sempre informada é crucial nessa guerra contra o novo coronavírus.

“Em função dessas constantes revisões sobre a Covid-19, mediante publicação de novas evidências, é imprescindível, por parte da gestão, fomentar debates, realizar encontros, reuniões e capacitações, a fim de acompanhar as referências técnicas científicas e atualizar nossos profissionais, seguindosempre recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde”, enfatizou a assessora da SEMUS,  Adriana Sousa

O Município de São João do Caru, portanto, adotou o Protocolo do Governo Federal que sugere o uso cloroquina em casos leves, ou seja, o fluxo de atendimentos aos pacientes suspeitos ou confirmados da Covid-19 sofreu alteração com o uso da cloroquina em positivados que apresentarem sintomas leves.

Em São João do Caru, a SEMUS reitera que os casos leves estão sendo tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e a medicação protocolar, incluindo a cloroquina, está sendo dispensada por essas unidades. Já os pacientes com sintomatologia considerada moderada e grave estão sendo atendidos no Hospital do Município.

O Prefeito Xixico criou uma enfermaria no Hospital Municipal e contratou equipe de enfermagem específica para prestar assistência ao paciente com suspeita ou que testou positivo para Covid-19.

“Trabalhamos com muita ênfase nas recomendações de prevenção, como distanciamento social, uso de máscara e higienização constante das mãos. Quando há a contaminação, priorizamos o tratamento humanizado, devidamente assistido por profissionais capacitados e seguindo todos os protocolos dos órgãos de saúde, seja essa assistência realizada em casa ou no hospital (quando necessário). Ressalto, porém, que esse acompanhamento vai além, estendendo-se ao pós-alta hospitalar, ou seja, mesmo após deixar o hospital, o paciente continua sendo monitorado por equipes de saúde, inclusive dando continuidade ao tratamento medicamentoso no domicílio”, destacou o prefeito.